quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Biografia de Sttau Monteiro



Luís Infante de Lacerda Sttau Monteiro nasceu a 3 de Abril de 1926, em Lisboa.
Era filho de um embaixador, cujo nome era Armindo Monteiro.
Desempenhou relações diplomáticas em Londres, entre 1936-43, o que lhe permitiu estar em contacto com autores e estéticas literárias que influenciaram a sua maneira de ser, mesmo sem ter frequentado alguma escola literária.
O surgimento da Segunda Guerra Mundial teve também impacto na criatividade da sua obra.
Devido ao regime em que se vivia em Portugal, liderado por  Salazar, o seu Pai foi demitido da função de embaixador, o que fez com que a família regressasse a Portugal, em 1943.
Portanto, o jovem Sttau ingressou no colégio de Santo Tirso, mas por não se adaptar às disciplinas matriculou-se posteriormente no Liceu Pedro Nunes. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, em 1951, mas sem exercer a sua profissão de advogado por algum tempo.
O seu inconformismo perante a falta de liberdade que se viveu durante o período de Salazar, o seu espírito lutador, e bastante insatisfeito, valeram-lhe a cadeia do Aljube, sendo preso pela PIDE, em 1961, acusado de ter participado no golpe militar de Beja.
Desenvolveu uma intensa actividade jornalística em jornais como “O Diário de Lisboa”, “O Jornal e o Expresso”, “Almanaque”, e “A Mosca”, iniciando assim a carreira literária em 1960.
Contudo, a censura não permitiu a representação de alguns temas, portanto a sua peça foi apresentada somente em 1969, em França, onde existia uma grande quantidade de Portugueses, exilados ou emigrantes. 11 anos mais tarde, teve lugar a sua peça, em Portugal.
Escreveu, também ,varias obras ao longo da sua carreira, até aos últimos anos da sua vida.
Morreu em 1993, 23 de Julho no Hospital de S. Francisco Xavier.

Sem comentários:

Enviar um comentário